RBGs

Página

Termos de PvP

Lista com alguns termos de PvP, tipicamente usados em BGs e RBGs.

  • CC = do inglês Crowd Control = qualquer habilidade ou feitiço que sirva para “controlar” o inimigo, ou seja, stuns (atordoamento), efeitos de lentidão, de interromper o lançamento de feitiços, entre outros.
  • rez = abreviação em inglês para resurrect = o “acontecimento” de alguém ressuscitar num BG. Ex: “o DK me matou mas já dei rez
  • zergar = termo “emprestado” do StarCraft, significa que um grupo grande atacou um grupo menor ou uma base. Ex: “tinha dois jogadores defendendo a base mas o inimigo zergou a base”
  • ranged = qualquer classe que ataque à distância. Inclui os casters (caster = qualquer lançador de feitiços) e caçadores.
  • melee = qualquer classe que ataque “corpo a corpo”, como guerreiros, ladinos e outros.
  • AoE = do inglês Area of Effect = qualquer habilidade ou feitiço que faça efeito em uma área. Ex: Nevasca de mago ou Calcinação Mental de sacerdote sombra, entre outras.
  • cleave = qualquer habilidade de melee que ataque em área. Ex: Cutilada de guerreiro (que aliás se chama cleave em inglês).
  • kitar = do inglês kite, significa manter um inimigo longe de você, usando CC, enquanto você ataca ele de longe. Ex: “caçador é uma classe boa para kitar o inimigo”

Liderando RBGs

Estratégias e táticas para RBGs. Traduzido desta página, com adaptações.

Estratégia

Estratégia é a sua abordagem geral sobre como vencer o battleground (campo de batalha). Na Ravina Brado Guerreiro (Warsong Gulch), por exemplo, sua estratégia pode ser “capturar a bandeira três vezes o mais rápido possível” …ou… “capturar uma bandeira a mais do que eles e defender até o fim”. Ou seja, é o seu plano de como vencer.

Depois que a batalha começa, pode ser que você reavalie seu plano e decida mudá-lo ou não. Por exemplo, você pode pensar “dá pra vencer eles rápido, vamos tentar capturar 3 bandeiras”, ou “pegamos mais do que eles e falta só 4 minutos para acabar, vamos ficar na defesa”. Ou então seu plano pode mudar para “eles tão muito melhores que a gente, vamos só fazer muitas kills (matar muito) porque eles vão ganhar mesmo”.

A estratégia pode mudar… e ela pode dar certo, ou não… mas você sempre deve ter um plano em mente.

Tática

Tática são as ações que você ordena ao seu time. “Pega a nossa bandeira de volta”, “grupo 2, capturem estábulo” e “mata o FC deles” (FC = flag carrier) são ordens que você pode dar ao seu time a fim de conseguir um objetivo. Estas ações são táticas. O que se espera é que todas as diferentes táticas usadas durante um BG ajudem a completar a estratégia… e vencer.

Táticas são necessárias porque há várias formas de se conquistar um mesmo objetivo. Por exemplo, imagine que seu plano para Bacia Arathi é capturar três bases e defendê-las, e imagine que você começa capturando a fazenda, BS e LM. Não há garantias de que você vai conseguir manter estas três bases, então imagine que o inimigo captura LM. Neste momento, você pode capturar outra base… mas esta outra base pode ser tomar LM de volta, ou pegar estábulo ou minas. Quando você decide para qual base você vai direcionar seu time, você está usando tática.

Táticas e Estratégias por BG

Um comentário sobre “RBGs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s