A culpa é do healer

Padrão

Lá ia eu, upando um altzinho tranquilamente, fazendo Gládio Cruel, quando logo no primeiro ou segundo grupo de mobs o tank morre. Daí ele reagiu assim (o tank está marcado com um escudo no chat):

erm01

Bom, eu tava perto do healer (ele era um sacerdote disciplina; eu tava jogando de mago, e por isso ficava mais atrás, perto do healer) e notei ele lançando curas normalmente, então não sabia se tinha sido culpa dele ou não. Bom, um wipezinho de vez em quando é normal, levantemos todos, sacudamos a poeira, e damos a volta por cima. Mais uns dois grupos de mobs adiante, passamos por um corredor onde tinha dois ogros dum lado e um outro grupo mais à frente; o tank resolveu ignorar os dois ogros do lado (até aqui tudo bem, dava pra passar sem aggrar) e atacar direto o grupo mais à frente. Só que quando ele passou ele aggrou os dois ogros, que foram atrás dele; ele não percebeu e continuou atacando os outros mobs assim mesmo.

Até aqui tudo bem, ninguém é perfeito e todo mundo erra ou se distrai de vez em quando; o tank não viu os mobs mais atrás, paciência, todo mundo erra. Mas continuemos.

Algum DPS atacou os dois ogros, e como o tank não tava atacando eles, eles pegaram aggro no DPS e começaram a detonar o cara; eu comecei a atacar eles também, um deles aggrou em mim, eu corri pra perto do tank, usei a Nova Congelante pra segurar os mobs e digitei: “tank” pra chamar a atenção dele. Ele não viu, continuou atacando o grupo de mobs, o healer tentou manter todo mundo vivo, o tank morreu (o healer tava dividido entre salvar a vida do tank, dele próprio e dos DPS) e foi outro wipe.

Até aqui tudo bem também – dois wipes em sequência numa masmorra de nível baixo, mas vamos lá. De repente todo mundo ali tá upando um alt e ninguém tem experiência – vai ver o tank nunca jogou de tank, o healer nunca jogou de healer, sei lá. Paciência é a chave para aguentar os grupos aleatórios (os “pugs”). Mas daí o tank reagiu assim:

Os dois ogros culpados do wipe anterior.

Os dois ogros culpados do wipe anterior.

Ou seja, o tank achou que foi o healer que aggrou os mobs – sendo que o healer só pegou o aggro deles porque tava curando perto dos ogros, e não tinha tank gerando mais aggro que ele – e “xingou” o healer de noob (“nb”) novamente. Como se ficar chamando uma pessoa de noob várias vezes faz com que quem chama seja mais “entendedor” que o outro.

Bom, daí eu comecei a defender o healer, pois eu vi o que tinha acontecido… a frase “not the healer’s fault” ali foi minha. E tentei explicar o que aconteceu (abaixo). Bom, o tank não respondeu nada, nós voltamos ao mesmo lugar, dessa vez ele matou os dois ogros primeiro. Depois atacou o grupo de mobs que ele tinha atacado antes. E lá fomos nós para o terceiro wipe…

erm03

Depois disso eu percebi que o tank não tinha o nome do reino depois do nome dele – ou seja, ele era do mesmo reino que eu, um BR também. Nisso nós já estávamos enfrentando outro grupo de mobs, e… wipe de novo. Então resolvi whispar ele perguntando se era br, pra ver se tava tudo ok, de repente oferecer alguma ajuda (imagem abaixo). Daí já tinha gente tentando opinar pro tank pra ele tentar aggrar menos mobs de cada vez:

Aventuras em Dire Maul

Eu não sei dizer se o tank não viu meus whisps ou não; só sei que ele não respondeu. Outro wipe, entramos na masmorra novamente, e lá fomos nós. Depois teve um outro wipe tão rápido que um DPS chegou a perguntar pro healer se ele tava AFK:

Aventuras em Dire Maul

Bom, como eu disse… eu ficava atrás do grupo, perto do healer, e via ele lançando curas o tempo todo. Pra tentar ser imparcial, dá até pra pensar se o healer não teria uma parcela de culpa, mas falemos sério: nesse nível (por volta do nível 45) ninguém tem muitos ícones na barra de botões pra escolher, e não é tão difícil assim jogar; contanto que cada um esteja fazendo sua parte – o tank mantendo aggro e usando habilidades de defesa, o healer “healando”, e os DPS batendo – não é preciso ser gênio pra fazer uma masmorra low level. E cada vez que o tank morria (mesmo quando o tank tava com aggro, ou seja, o healer tava focado em curar só ele, ainda assim ele morria primeiro), eu tentava usar CCs nos mobs (usando Nova Congelante, Cone de Frio, e o que desse), o healer tentava manter vivo o guerreiro do grupo (que tentava tankar depois que o tank tinha morrido), mas no fim ele não aguentava e já era outro wipe.

Nesse ponto eu já tinha certeza de que o tank era o problema; como eu disse não precisa ser gênio pra fazer masmorra low level mas tinha alguma coisa errada. Sei lá, de repente o cara não tava usando as habilidades de reduzir dano e morria por isso (o tank era paladino e eu não sei nada de paladinos). Nesse último wipe, por sinal, eu aggrei metade dos mobs; eu cheguei a pensar que o tank não tinha usado a habilidade dele de gerar aggro. Eu tava explicando isso no chat, e ainda tava whispando o tank pra saber dele se tinha acontecido alguma coisa.

Aventuras em Dire Maul

Mas o cara não voltou mais. Deu um “fake” (mal dado, porque ele deu release, voltou pra porta da instância, e só depois desconectou), ignorou meus whisps e as perguntas dos outros… e no final a verdade apareceu:

erm07

É isso, o cara tava com Enjoo de Ressurreição, não tem condições de um tank “tankar” com isso.

Depois disso “kickaram” o tank (ele tinha desconectado mesmo), veio outro, e fomos até o fim. Mas eu resolvi postar isso e comentar… todo mundo já foi noob. Eu já fui noob. Você já foi noob. E mesmo depois que você não é mais noob já tem vários anos, ainda assim você não está livre de ter momentos de noobice de vez em quando. Isso acontece.

Eu já entrei em masmorra como healer mas usando gear de DPS – sem espírito nenhum. E demorei de perceber. A mana ia embora num minuto, o tank quase morria, e eu com cara de pastel, sem saber o que tava errado.

E essa de rez sick também já tinha acontecido comigo uma vez – fiz uma masmorra e o tank tava morrendo fácil, daí o próprio tank viu que tava com o “Enjoo” (rez sick), e pediu desculpas pra galera… o pessoal aceitou de boa, e um dos DPS (acho que era um guerreiro) fez o papel de um tank “meia-boca”, enquanto o rez sick do tank não passava (faltavam só 3 minutos pra acabar).

Isso é que foi o legal: o cara falou do erro dele, pediu desculpas, os outros entenderam, e todo mundo se virou pra seguir adiante.

Deixe um comentário

